THEATRO SÃO PEDRO em Porto Alegre no Rio Grande do Sul

Theatro São Pedro abandonado Desde o período colonial, governantes e a população de 20 mil habitantes da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul acalentavam o sonho de construir um teatro que abrigasse com dignidade as diferentes manifestações culturais.

Com o surgimento de um movimento para a edificação de um teatro no centro da capital gaúcha, o Presidente da Província, Manoel Antônio Galvão, que em 1833 emitira uma carta de título de doação do terreno, autoriza em 1847 - após a Revolução Farroupilha - um empréstimo dos cofres provinciais para a construção do Theatro São Pedro, com projeto de Filipe de Normann.

Polêmicas intermináveis e falta de recursos seguiram-se ao longo das obras, iniciadas em 1850 e que se arrastaram ao longo de oito anos.

Finalmente, em 27 de junho de 1858, o público pode conferir em uma noite de gala e a grandiosidade da edificação, que se trasformou em pólo artístico, social e político no país. Durante 126 anos o Theatro recebeu em seus camarotes, galerias e palco diversas personalidades artísticas: Arthur Rubinstein, Villa-Lobos, Eugène Ionesco, Cacilda Becker, Marcel Marceau, Olavo Bilac, entre outros, e políticos como Getúlio Vargas e Borges de Medeiros.
Contudo, os cupins marcaram uma pausa na história do TSP, que por pouco não desabou durante um concerto. Então, em 1973, o espaço foi fechado devido às precárias condições de segurança e mau estado de conservação.

 

 

A CHEGADA DE EVA SOPHER NO THEATRO SÃO PEDRO

Por nomeação do então Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Synval Guazelli, Eva Sopher assumiu em 1975 a direção do Theatro São Pedro, com a incumbência de dirigir as obras da total reconstrução e restauração deste monumento histórico-cultural do nosso Estado.

Seus 1.880 metros quadrados de área útil foram dotados de todos os recursos modernos: equipamentos cênicos, serviços hidrossanitários e um moderno sistema de iluminação.

Com a criação da Fundação Theatro São Pedro, em 18 de março de 1982, Dona Eva (como é conhecida), foi nomeada, pelo Governador do Estado, como a Presidente da FTSP.
Após nove anos de dedicação integral às obras, o Theatro São Pedro é devolvido à comunidade, em 28 de junho de 1984. Um mês depois de reaberto, o então Governador Jair Soares assina portaria autorizando o tombamento do prédio.

theatro-sao-pedro-plateia

teatro_s_o_pedro_2

 

Pc Mal Deodoro - Centro
Porto Alegre - RS, 90010300
(0xx)51 3227-5100

http://www.teatrosaopedro.com.br/

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!