Teatro de Arena em Porto Alegre no Rio Grande do Sul

No dia 17 de outubro de 1967 foi fundado o Teatro de Arena de Porto Alegre. Artistas idealistas do Grupo Independente, liderados por Jairo de Andrade, Marlise Saueressig, Hamilton Braga, Zezo Vargas, Câncio Vargas e alguns atores ligados ao grupo construíram esse espaço à picaretas e convicções durante as madrugadas que se seguiam a ensaios, apresentações e discussões em plena ditadura militar.
teatro-de-arena-portoalegre-rs

Com coragem e determinação venceram o cerceamento da liberdade de expressão, apresentando espetáculos questionadores e inteligentes, divulgando seu trabalho por diversos locais, espalhando sua arte e ideologia.

A violência bruta e repressão sucumbiram à criatividade que burlava a rigidez de pensamento na dança lúdica do teatro e a música.

Esse trabalho só não resistiu à invisibilidade da arma econômica, que não proíbe, mas inviabiliza. Assim, no ano de 1979, o Teatro de Arena fecha as suas portas e vive em silêncio durante 11 anos. No entanto, a cidade não conseguiu ignorar sua presença calada nos altos do viaduto da Borges.

Importantes nomes de nossa cultura, como o então Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Dilmar Messias, vários artistas e aquela que seria a primeira diretora da nova fase do Arena a artista Sônia Duro, iniciaram uma luta obstinada para recuperar este teatro e construir um Centro de Documentação e Pesquisa.

Em 1988 o Teatro de Arena é considerado de utilidade pública e passa a ser uma das Instituições da Secretaria Estadual da Cultura. Depois de sua reforma o espaço reabre em 1991.

A partir daí ele passa a abrigar diferentes propostas, conforme as posturas de seus diretores, lutando com escassez de recursos e abrigando diversos artistas.Os diretores foram Sônia Duro, Olga Reverbel, Lutti Perreira, Rosa Campos Velho, Viviane Juguero e atualmente Marlise Damin.

Para visualizar fotos das peças que já estiveram em cartaz, visualizar a programação e obter mais informações por favor acesse o website: http://www.teatrodearena.com/

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!