“Tambores e Batuques” é tema de programação musical gratuita

De 22 a 26 de agosto acontece na Capital a 1ª Mostra Sonora Brasil Sesc. Todas as apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665). Com destaque para a promoção da diversidade e da circulação da música brasileira, estarão em Porto Alegre grupos de Estados como Bahia, Amapá, Pará, e ainda o representante gaúcho Alabê Ôni. Além das apresentações inéditas na Capital, os quatro grupos vão circular pelo RS, até novembro, levando manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, a partir do tema “Tambores e Batuques”.

tambores-e-batuques

Na sexta-feira, 22, a banda Alabê Ôni (RS) se apresenta a partir das 20h. Já no dia 23, das 14h às 18h, acontece um encontro sobre percussão denominado “Oficina de Tambores Gaúchos” com os quatro músicos do grupo gaúcho - Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Kako Xavier -, todos pesquisadores que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo — o Grande Tambor. No show e na oficina, que tem inscrições antecipadas e vagas limitadas, estarão em pauta desde maçambiques, até quicumbis, alujás e candombes, todas manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa.

Músicos baianos sobem ao palco do Teatro do Sesc Centro, a partir das 19h do dia 23, com o espetáculo “Raízes do Samba de Tocos”. O Amapá é atração do domingo, dia 24, com “Raízes do Bolão”, também às 19h. Na segunda-feira, dia 25, a partir das 19h, os paraenses do “Samba de Cacete da Vacaria” sobem ao palco do Teatro. Encerrando a programação, às 19h do dia 26, o público poderá conferir a exibição do filme “O Grande Tambor”.

Além da Capital, cidades gaúchas que estão no circuito 2014 do Sonora Brasil Sesc são: Canoas, Novo Hamburgo , Montenegro, Camaquã, Pelotas, Alegrete, Santa Rosa, Passo Fundo, totalizando 32 apresentações (Abaixo detalhes da programação em Porto Alegre).

Confira a programação:

22/08 (20h) - Espetáculo Alabê Ôni (RS)

23/08 (14h às 18h) - Oficina de percussão com Alabê Oni (RS)

* São 25 vagas limitadas e as inscrições gratuitas e abertas ao público devem ser feitas pelo e-mail culturacentro@sesc-rs.com.br.

23/08 (19h) - Espetáculo Raízes do Samba de Tocos (BA)

24/08 (19h) - Espetáculo Raízes do Bolão (AP)

25/08 (19h) - Espetáculo Samba de Cacete da Vacaria (PA)

26/08 (19h) - Filme “O Grande Tambor”

Comentários

comments

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!