Restaurante de comida Árabe Damask em Porto Alegre, RS

O DAMASK é um restaurante típico de comida árabe tradicional, situado inicialmente no Centro de Porto Alegre. No ano seguinte devido à preferência dos cliente, instalou-se em um charmoso sobrado no coração da Cidade Baixa.

O Chef Zuhair Qumsieh, vindo da Palestina em 2005, trouxe consigo as receitas dos pratos milenares da terra santa, e com os temperos originais e ingredientes selecionados, trouxe para Porto Alegre os sabores e aromas do oriente.

No pequeno restaurante o atendimento é personalizado. O ambiente é aconchegante e reservado, com som ambiente e decoração composta de tecidos, quadros, instrumentos musicais e objetos trazidos da terra Santa.

O cardápio é a la carte, priorizando a montagem individual de cada prato, todos fiéis às suas receitas verdadeiras, e supervisionados um a um, para que sejam degustados  da mesma maneira que os feitos no oriente médio.

damask-culinaria-03

damask-culinaria01

damask-culinaria

damask-culinaria-04

Culinária

Döner kebab (em turco: döner kebap, literalmente "espeto giratório") é um prato nacional turco, feito de carne assada num espeto vertical e fatiado antes de ser servido. A carne pode ser de cordeiro, carneiro, bovina, caprina ou frango. Alguns dos nomes alternativos também utilizados para o prato, muito comum em todo o Oriente Médio e na região européia dos Bálcãs, são kebab, donair, döner, ντονερ, doner ou donner. O döner kebab também está relacionado a diversos outros pratos similares das culturas vizinhas, como o shawarma e o gyros. Imigrantes turcos residentes em Berlim desenvolveram uma versão dos döners para agradar ao gosto dos alemães, que  tornou-se uma das fast-foods mais populares da Alemanha. Atualmente, muitos turcos expatriados exportam os döners "alemães" para seu país natal.

Preparo da carne

A carne utilizada para se fazer os döner kebabs pode ser de cordeiro, bovina, vitela ou frango e, raramente, porco. Geralmente, um sanduíche de döner é servido com uma salada feita de alface picada, tomates e cebolas, por vezes, com repolho e pepino. Freqüentemente, adiciona-se diversos molhos, alguns picantes, ou feitos com iogurte (tzatziki). Os donairs feitos da costa atlântica do Canadá são quase sempre preparados com um molho de alho agridoce, chamado de donair sauce. A maioria dos vendedores de kebab na Europa também vendem batatas fritas, que podem ser servidas como acompanhamento, ou enroladas juntamente com a carne e a salada. Por vezes, podem-se acrescentar ingredientes ainda mais variados, como homus (pasta de grão-de-bico), tahini (pasta de gergelim) ou queijo branco turco.

Existem duas maneiras básicas de se preparar a carne para os döner kebabs:

O método mais comum e autêntico consiste em empilhar diversas fatias temperadas de carne sobre um espeto vertical em forma de cilindro. Então, esta pilha é assada pelas grelhas localizadas em volta do espeto, movidas a eletricidade ou gás natural. Podem ser acrescentados tomates e cebolas ao topo da pilha, para que seus sucos naturais escorram até a carne, mantendo-a úmida.

Alguns locais mais populares servem uma combinação de carne temperada, fatiada e moída, cozida sobre uma grelha tradicional, como sendo döner kebab.

As carnes são cortadas do espeto com facas muito longas e afiadas, ou por vezes, com facas elétricas - produzindo fatias mais finas e aumentando o número de porções obtidas de uma pilha de carne.


 

Telefone: (51) 3026.0490

Rua Sofia Veloso, 61 - Cidade Baixa - Porto Alegre - RS

http://damaskcozinhaarabe.com.br

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!