Restaurante Augusto em Santa Maria RS

Restaurante Augusto • Mais de Quarenta Anos dedicados à Gastronomia!

Três décadas de dedicação à gastronomia santa-mariense

Trabalho, dedicação, capricho. Essas três palavras resumem, segundo Augusto Martins, o segredo do sucesso de um restaurante. Aos 72 anos, o fundador do restaurante Augusto, o mais conceituado e tradicional de Santa Maria, fala com a sabedoria de quem por quatro décadas e meia esteve ligado a este ramo do comércio.

O português que aos 21 anos de idade chegou ao Brasil, para trabalhar no restaurante do pai imigrante, nada sabia sobre a nova atividade que iria desenvolver, pois em sua terra natal dedicava-se à agricultura. No entanto, quando, no dia 30 de maio de 1968, inaugurou seu próprio restaurante já possuía uma experiência de mais de 20 anos nesta área. "Eu trabalhava no Vera Cruz, era sócio com meu pai e minha madrasta. Em 1967, resolvi sair de lá", explica ele.

Decidido a montar seu próprio negócio, Augusto Martins visitou diversos lugares, inclusive em outras cidades, à procura de um ponto comercial. A dificuldade de encontrar um lugar ideal fez com que ele aceitasse o conselho do sogro e ficasse com um terreno na rua Floriano Peixoto, localizado nos fundos de um edifício.

Em virtude de o terreno não ficar junto à rua, inicialmente seu Augusto teve dúvidas em relação ao sucesso do empreendimento. Apesar disso começou em 1967 a construção do prédio que até os dias atuais abriga o restaurante. Batizá-lo com seu nome não foi idéia dele, mas outra sugestão aceita e da qual o mesmo não se arrepende. "Todo começo é difícil, no meu caso só não foi pior porque eu já era conhecido na cidade devido ao Vera Cruz, pois atendia ao público. Em função disso, de já ser conhecido, é que surgiu o nome para meu restaurante, o que acabou ajudando bastante quando comecei", comenta.

Não demorou muito para que o restaurante ganhasse projeção na cidade e até mesmo fora dela. Grande parte desse desenvolvimento e crescimento dos primeiros anos esteve relacionado, fundamentalmente, com a Universidade Federal de Santa Maria e com o contingente militar sediado no município, ambos responsáveis na época por boa parte da clientela. Personalidades brasileiras e estrangeiras que vinham à cidade a serviço da Universidade eram levadas para fazerem suas refeições no Augusto, assim como militares que passavam por aqui. Dessa forma, o restaurante começou a ficar conhecido em todo o Brasil e em diversos países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França. "Pelo Augusto passou muita gente. Desde Luis Carlos Prestes e sua mulher, Lula, Ulisses Guimarães, enfim, uma série de pessoas. Foram senadores, ministros, uma infinidade de políticos brasileiros e estrangeiros. Todos trazidos por conhecidos que tinham o restaurante como referência na cidade", observa o fundador.

Com o passar do tempo o sucesso do Restaurante Augusto foi se consolidando. A qualidade da comida, o bom atendimento, o preço razoável e o ambiente acolhedor conquistaram, definitivamente, a fidelidade da clientela. Augusto Martins, que por 20 anos comandou sozinho o negócio, passou aos poucos a direção da empresa para o filho e o genro. A mudança na direção não afetou, entretanto, a posição privilegiada que o restaurante ocupa e que vem mantendo e solidificando em três décadas de dedicação à gastronomia santa-mariense.

Mudança na direção iniciou nova fase

Em setembro de 1988, uma mudança na direção fez com que o Restaurante Augusto entrasse em uma nova fase administrativa. Nesta data ocorreu a transferência legal da empresa que deixou de ser uma firma individual, pertencente a Augusto Martins, e passou ao comando e gerenciamento de seu filho e genro, tornando-se a Martins e Fank Ltda.

A mudança não ocorreu de repente, houve toda uma preparação até chegar-se a ela. Em 1985, após se formar, Augustinho Martins começou a trabalhar com o pai, inicialmente como funcionário do restaurante. Seu objetivo era conhecer de perto o negócio e tentar adaptar-se a ele. Depois de, aproximadamente, três anos, Augustinho convidou o marido de sua irmã Fernanda, Marco Fank, para também participar do negócio. Apesar de na época morar fora de Santa Maria e exercer outra atividade, ele aceitou o convite e igualmente começou a trabalhar no restaurante preparando-se para, posteriormente, assumir a direção conjunta da empresa.

"Formalmente assumimos a administração em 1988, embora o pai continuasse atuando no Augusto por mais alguns anos, mas sem aquela responsabilidade de abrir, fechar o restaurante, ou se envolver com banco e compras. Essas tarefas passam a ser executadas por nós e ele fazia basicamente o contato com os clientes. Até que por fim, como ele sempre teve vontade de morar em uma chácara, por ter sido criado neste tipo de ambiente mais rural, acabou saindo definitivamente e a partir de então a gente vem mantendo o negócio", informa Augustinho.

Após assumirem, Marco e Augustinho implementaram algumas ações como a remodelação da parte administrativa e operacional do restaurante, obtendo-se, assim, dentre outras coisas, um melhor controle de estoque e um completo cadastro de fornecedores. Também procurou-se profissionalizar um pouco mais o setor de pessoal. Outras modificações foram as modificações no visual do restaurante: a decoração ganhou detalhes em madeira, o local dos banheiros foi alterado, a cozinha sofreu uma ampliação e seu maquinário foi renovado. "Essas alterações sempre foram feitas com muito cuidado para não mudar o básico, não descaracterizar o Augusto. Ele é um restaurante muito antigo na cidade e, portanto, não é aconselhável fazer uma mudança radical, pois ela pode chocar as pessoas e levar à perda da identidade que o cliente tem com o ambiente", comenta Augustinho Martins.

Foi também durante esse período que o restaurante recebeu boa parte dos troféus e honrarias que possui, todos conferidos em função da sua qualidade. Por cinco anos consecutivos o Augusto foi agraciado com o troféu Quatro Rodas, prêmio entregue aos melhores hotéis e restaurante do país. Atualmente, ele ainda integra o Guia Quatro Rodas como a melhor cozinha da cidade, em termos de restaurante. Em 1992, o Augusto foi a empresa contemplada com o Mérito Industrial e o Destaque Industrial, concedido pela câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism).

Várias outras homenagens, muitas delas ligadas à Universidade, foram concedidas ao longo dos últimos 30 anos como um reconhecimento da comunidade santa-mariense à importância do Restaurante Augusto para o município.

 

Cardápio:

CAMARÃO

 

CAMARÃO A PUNTA DEL ESTE
ao molho branco, azeitonas, presunto e queijo, acompanhado de arroz

CAMARÃO A BEIRA-MAR
ao molho semi-apimentado, acompanhado de pirão e arroz

CAMARÃO A PERNAMBUCO
salteados com molho cremoso acrescido de leite de coco e açafrão, acompanhado de arroz

 

CHURRASCARIA

 

GALETO
ao primo canto, com polenta e salada verde

PICANHA
400 gramas, com arroz e salada de tomates

PICANHA ACEBOLADA
grelhada com cebola na manteiga

LOMBO À AUGUSTO
400 gramas, com arroz a grega e farofa

SALSICHÃO
unidade

XIXO
FILÉ A AUGUSTO
400 gramas, no espeto, recheado com bacon

 

FILÉS

 

FILÉ GRELHADO
com arroz

FILÉ COM FRITAS
com arroz e batatas fritas

FILÉ A PÉ
com batatas fritas, dois ovos fritos e arroz

FILÉ ACEBOLADO
com molho acebolado e arroz

FILÉ AO MOLHO DE MOSTARDA
medalhões grelhados cobertos com molho cremoso de mostarda, arroz e batata portuguesa

FILÉ QUATRO QUEIJOS
medalhões grelhados cobertos com molho cremoso de quatro queijos, arroz de brócolis e batata palha

FILÉ AO POIVRE
medalhões salteados com molho cremoso, picante, arroz em seu próprio molho e batata sauter

ISCAS AO VINHO
iscas de filé flambadas, molho espanhol, lâminas de champignons perfumadas com vinho, arroz e batata sauter

FILÉ DO CHEFE
medalhões grelhados acompanhados de espaguete ao molho pesto
FILÉ AO FUNGHI
medalhões grelhados cobertos com molho espanhol ao funghi, arroz e brócolis ao alho
FILÉ COM PALMITOS
grelhado com palmitos na manteiga

FILÉ A PARMIGGIANA
a milanesa, recheado com presunto e queijo, coberto com molho vermelho e acompanhado de arroz

FILÉ A CARIBE
filé grelhado, frutas variadas, queijo, presunto e salsinha de frango

FILÉ A GARNIR
filé grelhado acompanhado de legumes na manteiga

FILÉ A PROVENÇAL
filé grelhado ao alho e óleo, acompanhado de arroz

FILÉ A SAN MARTIN
filé grelhado, batata a portuguesa, banana a milanesa, ervilhas, farofa, arroz, salsinha de frango e molho vinagrete

FILÉ A DOM VÉSCIO
medalhões salteados com molho cremoso, tomates secos, acompanhados de arroz e batata sauter

FILÉ PLATINO
filé grelhado e fatiado, com molho chumichuri, queijo provolone grelhado, batata ao vapor e tomate cinzelado

FILÉ A GRAN DUQUE
filé grelhado com lastro de pão, coberto com molho bechamel, aspargos e queijo parmesão, gratinado

FILÉ DU BARRY
filé grelhado acompanhado de creme de espinafre e couve-flor a milanesa
FILÉ AO POMODORO
filé recheado com tomates secos, presunto, azeitonas e queijo, acompanhado de fettuccine com molho e especiarias

FILÉ DO PORTO
Medalhões grelhados cobertos com molho de queijos, páprica e bacon, acompanhado de batatas douradas

FILÉ A BERTOLINI
filé grelhado, recheado com rúcula, queijo e tomates secos, regados ao molho madeira e champignons, com de arroz de açafrão

FILÉ AO GORGONZOLA
medalhões de file ao molho de gorgonzola, cebola caramelada, acompanhados de spaguetti ao burro

FILÉ AO MOLHO DE FRAMBOESA
medalhões de filé ao molho de framboesa e requeijão, acompanhados de espaguete ao burro

FILÉ COM ALHO PORÓ
grelhado coberto com alho poro, acompanhado de arroz ao alho poro e palha de alho

 

FRANGOS

 

FRANGO A MAJESTIC
peito de frango a milanesa, batata palha, arroz, ervilhas, farofa, banana a milanesa, presunto, queijo e compotas

FRANGO A MODA DA CASA
meio frango prensado com polenta e arroz

FRANGO A GARNIR
peito de frango grelhado com legumes na manteiga

FRANGO A CARIBE
peito de frango grelhado e frutas variadas

FRANGO A PARMIGGIANA
peito de frango a milanesa, recheado com presunto e queijo, coberto com molho branco, acompanhado de arroz

FRANGO A URUGUAIA
peito de frango recheado com cenoura e ovo, grelhado, acompanhado de arroz e fritas

FRANGO AO MOLHO DE MARACUJÁ
supremo grelhado, coberto com molho agridoce de maracujá, acompanhado de arroz de brócolis e batatas douradas

FRANGO AO CURRY
peito de frango ao molho branco com curry e maçã picada, acompanhada de arroz a grega

 

LOMBOS

LOMBO AO MOLHO DE LARANJA
medalhões grelhados, recheados com farofa de milho, cobertos com molho de laranja e acompanhados de ervilhas frescas na manteiga e arroz branco
LOMBO A PAULISTA
medalhões grelhados acompanhados de batata frita, arroz, banana a milanesa, farofa, abacaxi e maionese

LOMBO A FLÓRIDA
medalhões grelhados acompanhados de batata palha, arroz, banana a milanesa, farofa, ervilhas, abacaxi e pêssego

LOMBO AO ALHO E QUEIJO

MASSAS

 

Utilizamos apenas massa importada italiana
LASANHA
com galinha, queijo e molho branco

LASANHA DE ESPINAFRE
com creme de espinafre e molho branco

MASSA A CARBONARA
espaguete ao molho de creme de leite fresco com bacon, presunto, cebola e ovo

MASSA AO SUGO
espaguete ao molho de tomates

MASSA A BOLOGNESA
espaguete ao molho de carne picada a mão

MASSA A PROVENÇAL
espaguete ao alho e óleo

MASSA A FRANCESA
espaguete ao molho branco com presunto e queijo, picados, gratinada

MASSA A AUGUSTO
espaguete ao molho branco com galinha, champignons e bacon, gratinada

MASSA AO MOLHO DE NOZES
fettuccine com camarões, nozes, passas de uva, alcaparras, champignons e azeite de oliva

MASSA COM RÚCULA
fettuccine com camarões ou atum, rúcula, alcaparras e tomates secos

ESPAGUETE AO CAMARÃO
ao molho composto de camarões com tomate, vinho branco, alho e manjericão

MASSA AO PESTO, FUNGHI OU QUATRO QUEIJOS

 

PEIXES

PESCADO

PESCADO SICILIANA
grelhadO, coberta com molho bechamel e champignons e gratinada, acompanhada de legumes na manteiga

PESCADO A ESCABECHE
a dore com molho escabeche e arroz

PESCADO A BAVIERA
a milanesa com batatas ao bafo

PESCADO A MONT BLANC
a dore com molho branco e arroz

PESCADO A IMPERADOR
a dore com molho de camarões e arroz

CONGRO

CONGRO A FIORENTINA
sobre lastro de espinafre ao creme, coberto com molho de queijos, gratinado, acompanhado de batatas a milanesa recheadas com queijo

CONGRO SUPREMO
filé de congro acompanhado de camarões, passas nozes, alcaparras e champignons guarnecidos de brócolis e batatas

CONGRO AO QUEIJO
filé de congro ao molho gorgonzola, acompanhado de legumes na manteiga e arroz verde

CONGRO COM UVAS
filé de congro, uvas, nozes, acompanhado de brócolis e batata ao bafo

CONGRO A BELLE MEUNIÉRE
grelhado, coberto com camarões, champignons e alcaparras ao molho de manteiga, acompanhado de batatas ao bafo

CONGRO AO MOLHO DE PITANGA
grelhado, coberto com molho de pitanga, acompanhado de batata ao vapor e brócolis
CONGRO A MODA DA CASA
grelhado, coberto com palmitos, aspargos, champignons e alcaparras na manteiga

CONGRO A AMERICANA
grelhado, coberto com molho de nata com brócolis

CONGRO A BRASILEIRA
grelhado, coberto com camarões, batatas, palmitos e alcaparras na manteiga

SALMÃO

SALMÃO COM ALCAPARRAS
com alcaparras, acompanhado de batatas ao bafo

SALMÃO COM RISOTO DE FUNGHI

 

PORÇÕES

ARROZ BRANCO

ARROZ A GREGA

ARROZ COM BRÓCOLIS

ARROZ COM AÇAFRÃO

 

 

SALADAS

SALADA DO CACO
alface, rúcula e radiche picados, palmito, maçã, tomates secos, gergelin e queijo provolone

SALADA ITALIANA
alface e tomate picados, salame italiano, queijo provolone e muzzarela, temperos com molho da casa, pão torrado

SALADA TROPICAL
camarões, laranja, aspargos e maionese

DE ATUM
batatas com atum e creme de maionese

DE FRANGO
batatas com frango e creme de maionese

DE CAMARÃO
batatas com camarão e creme de maionese

GAÚCHA
alface, tomate e cebola

SALPICÃO DE FRANGO

PRIMAVERA
legumes variados

MISTA
salada de batatas com maionese e legumes variados

BRASILEIRA
jardineira de batatas, ervilhas e maionese

CARIBE
frutas variadas, queijo, presunto e salsinha de frango

DE PALMITO

RISOTOS

RISOTO DE FRANGO
RISOTO DE TOMATES SECOS
arroz arbóreo, tomates secos e rúcula

RISOTO DE FUNGHI
arroz arbóreo, funghi secchi e cogumelos

RISOTO DE CAMARÃO

 

SOBREMESAS

 

PUDIM DE LEITE

PUDIM COM SORVETE E RUN

COMPOTAS

COMPOTAS COM NATA

SORVETE
duas bolas

SORVETE MAGNUM
FRUTAS NATURAIS
melão ou mamão

TORTA DE SORVETE
baunilha ou chocolate (com calda de chocolate)
TORTA DE SORVETE DE NATA

com calda de frutas vermelhas
MOUSSE DE CHOCOLATE OU MARACUJÁ

TIRAMISSÚ

SUNDAE

PICOLÉ
Nestlé

CREME DE CASSIS

 

Endereço:

Rua Mal. Floriano Peixoto, 1354
Centro
Santa Maria - RS

TEL: 55 3222 0212

Mais informações no website:

http://restauranteaugusto.com.br/

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!