Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite

Durante 30 anos, entre as décadas de 30 e 60, o local foi utilizado pela família Brambilla para a produção de leite, por isso sendo conhecido como "Casa do Leite" pela população local. Em 1967, a Companhia Rio-Grandense de Laticínios e Alimentos Correlatos – CORLAC, assumiu a propriedade e sua atividade leiteira, posteriormente vendida para uma construtora que abandonou propriedade que ficou esquecida durante muitos anos.

casadoleite

Em 2006 a Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeirinha reassuimiu o local com a missão de transformá-lo em um espaço cultural. Hoje, a Casa do Leite é um espaço de exposição de história, artes visuais, meio ambiente e afins, bem como outras atividades culturais como oficinas, palestras e exibição de documentários.

Atualmente, a Casa do Leite é um espaço museológico que tem como funções a pesquisa, a preservação, a gestão e comunicação do patrimônio histórico, da memória e da história de Cachoeirinha. Integrando a 1ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus e o Sistema Brasileiro de Museus, é um dos principais espaços de exposição de história, artes visuais, meio ambiente e área afins do Vale do Gravataí. Em 03 de dezembro de 2009, o Ecomuseu - Casa do Leite foi insituido em lei como Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite.

As exposições têm visitações mediadas através de agendamento prévio para grupo de escolas e visitantes. Algumas exposições são acompanhadas de apresentação de documentários e oficinas acerca da temática proposta.

Informações:

Endereço: Rua Deolindo Manoel Selao, 71 - Parque da Matriz  - Cachoeirinha - RS

Fone: (51) 3439-3146
Email: casadoleite.cachoeirinha@gmail.com
Site: www.cachoeirinhacasadoleite.blogspot.com.br

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!