História do Vale do Sol no Rio Grande do Sul

O nome originou-se da bela paisagem que mostra um autentico "Vale do Sul". Para alcançar êxito na Campanha de Emancipação, a troca do nome de Trombudo era uma estratégia, além de uma questão de bom gosto.

VALEDOSOL

Com a troca do nome, velhas rivalidades por questões esportivas, econômicas e políticas, entre ma localidade e outra, poderiam ser superada, se não de imediato, pelo menos, a médio e longo prazo.  Vários nomes foram discutidos por toda a comunidade da região.

A comissão Emancipacionalista propunha um amplo debate sobre a questão da escolha do nome para o novo município. Além da sugestão de Vale do Sol, havia Trombudo, Formoso do Sul, Lindenau, Faxinal do Sul, Boa Esperança.

A definição do nome aconteceu através de uma eleição, onde, uma cédula, era escrito o nome de preferência coma respectiva assinatura ao lado. cada assinatura valia um voto. No final da apuração, Vale do Sol foi o vencedor com uma larga margem, em todas as localidades, com exceção de sede do ex-distrito, onde a  preferência recaia na permanência do nome de Trombudo.

A expressão Vale do Sol surgiu, há mais de 40 anos, quando o médico Luiz Arthur Jacobus,  refletiu a situação climática própria da localidade. Com as constantes neblinas na região baixa e sol na parte  alta, ou então, neblina na parte montanhosa e sol na região de Faxinal de Dentro, Jacobus costumava dizer: "Este  é o vale do Sol".

VALEDOSOL2

A troca do nome traz em si uma conotação ecológica e alegre, em contrapartida ao antigo nome Tronbudo que,  segundo os dicionários, significa carrancudo, bravo, feioso, que tem  tromba.

Fonte: Prefeitura

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!