História do município de Arroio do Tigre no Rio Grande do Sul

Entrada de Arroio do Tigre

O animal que deu origem ao nome de Arroio do Tigre era, na verdade, uma onça abatida no século XIX na então colônia de sobradinho, às margens de um arroio. A onça estraçalhou vários animais domésticos até que um grupo de homens organizou uma tocaia para abatê-la. Como não conheciam o animal, julgaram que fosse um tigre e o local passou a ser chamado Arroio do Tigre.

 

A ocupação efetiva iniciou por volta de 1900, quando chegaram as primeiras famílias de origem germânica, procedentes de Santa Cruz do Sul e arredores. A estes somaram-se posteriormente os italianos e luso-brasileiros. Os colonos enfrentaram a mata e seus perigos, abriram picadas, construíram casas, ergueram as primeiras capelas que, em geral, também serviam de escolas.
Por volta de 1920, começou a tomar forma a Vila Tigre. Surgiram as primeiras casas comerciais, as igrejas Católica e Evangélica, depois o Hospital Santa Rosa de Lima e, em seguida, o Colégio Sagrado Coração de Jesus. Também em 1920, um grupo de colonos fundou a Cooperativa Agrícola Mista Cereja, ainda em atividade.
Até 1929 a Vila Tigre pertencia ao município de Soledade, passando então a fazer parte e ser o 3° Distrito de Sobradinho. A emancipação deu-se em 6 de novembro de 1963, tomando partes da área de Sobradinho, Soledade e Espumoso.

Website da Prefeitura: http://www.arroiodotigre.rs.gov.br

Fonte: Prefeitura de Arroio do Tigre

Foto: Curtindo nosso Brasil

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!