História de Dom Pedrito no Rio Grande do Sul

Dom-Pedrito-photo459574-5

No início, os índios pampeanos habitavam a região que integra o município de Dom Pedrito, como parte da Estância de São Miguel.

Por volta de 1700 - 1750, o "campo das flores" - iñuvoti - como os índios denominavam o local, recebia um grupo de espanhóis desertores do Exército do Vice Reino do Prata, liderado por Don Pedro Ansuateguy.

Embrenhados nas matas a procura de região limítrofe entre as terras portuguesas e espanholas, vêm juntar-se ao grupo indígena, aldeado à margem do rio Santa Maria.

Nesse local, os espanhóis constroem meia dúzia de ranchos e, aos poucos, facilitado pelo passo ali existente e pela posição estratégica, surge alí um "Posto de Contrabando".

E por Pedro Ansuateguy ser apelidado de Dom Pedrito, começou a se nominar aquele local de passagem como Passo de Dom Pedrito.

O Passo recebeu atenção especial da Província e, em 1825, foi designado Bernardino Ângelo da Fonseca para seu escrivão. Ele, com o apoio dos moradores, solicitou a criação de uma capela-curada junto ao passo, reivindicação alcançada em 18 de novembro de 1852.

A capela N. Sra. do Patrocínio e a população são trasladados para um assentamento definitivo, em 1854, após a demarcação, ocupando o terreno da atual Praça General Osório.

Em 1859, Dom Pedrito é elevado à Freguesia e em 30 de outubro de 1872, à Vila - data que é celebrado o Dia do Município.

O desenvolvimento da vila e o fato de libertar seus escravos antes da Lei Áurea, justificaram a elevação de Freguesia de N. Sra. do Patrocínio à categoria de cidade, em 20 de dezembro de 1888.

O Município hoje tem o cognome de CAPITAL DA PAZ, pelo fato de que, na localidade de Ponche Verde, terem ocorridas as tratativas dos Farroupilhas para a pacificação do Rio Grande, que pôs fim a Revolução Farroupilha. Neste local encontra-se hoje um monumento, conhecido como OBELISCO DA PAZ.

Website da prefeitura: http://www.dompedrito.rs.gov.br/

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!