História da cidade de Canudos do Vale do Rio Grande do Sul

canudos-do-vale

A colonização no município de Canudos do Vale aconteceu a partir de 1800, inicialmente por imigrantes alemães. A partir de 1917 houve a chegada de imigrantes italianos. Estas duas são as etnias que compõem a formação básica de nossa população que conta também com uma pequena participação de descendentes africanos. Registros indicam que no início da colonização, em 1895, a firma de Bento Rosa Coutinho adquiriu e efetuou a medição de lotes na então chamada Forquetinha Superior. Os lotes foram medidos no sentido norte-sul, porém seu desenvolvimento foi muito moroso devido à região ser montanhosa e o solo, pouco fértil.
Em função do pouco sucesso deste loteamento, foi determinada, mais a leste, outro loteamento que, para facilitar, ocorreu no sentido nordeste-sudeste. Em meio aos dois loteamentos, houve uma grande sobra de terras estreita ao sul e larga ao norte, em forma de cone.
Esta sobra foi adquirida pela firma Eichenberg & Schaan, que a colonizou em 1903, sob a denominação de Canudos. Sob o nome de Canudos, esta localidade foi elevada à condição de Distrito pela lei nº 95, em janeiro de 1949, pelo então prefeito de Lageado, Hugo Oscar Spohr. Como município, não foi possível adotar o nome de Canudos, uma vez que já havia, no nordeste brasileiro, uma cidade com este nome. Consultada, a população optou pelo nome de Canudos do Vale, pela localização geográfica de sua sede.
O município de Canudos do Vale, instalado em 01 de janeiro de 2001, foi regulamentado pela lei estadual nº 10755, de 16 de abril de 1996.

Significado do Nome

Devido à forma diferente de medição utilizada, a terra era dividida em lotes que tinham o formato de um canudo que se afunilava.

 

Fonte: www.ferias.tur.br

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!