História da cidade da Barra do Ribeiro no Rio Grande do Sul

Do município inicial de Porto Alegre, surgiu em 1959 o município de Barra do Ribeiro. O povoamento desta região iniciou-se em 1800. O município tem este nome devido ao encontro do Arroio Ribeiro com o Rio Guaíba.

barra-do-ribeiro

O Arroio que corta todo o município de sudeste a nordeste, da zona rural a urbana desemborcando no Guaíba, muito utilizado como atracadouro de embarcações de moradores da cidade. Pesca amadora (pintado, jundiá, traíra entre outros). Muito importante na irrigação de lavouras e pecuária.

Ao desembocar no "Guaíba" no verão, forma uma coroa de areia de um lado ao outro das margens, formando assim a "Barra do Ribeiro". O início do povoamento da sede data de 1800, com a chegada dos açorianos, predominando o elemento português na formação da população.

Em 1874, reinicia-se no RS a corrente migratória que iria atrair, para localidades do meio rural da região colônias de poloneses, alemães e italiano, que desta forma tivera também, grande influência na formação étnica da população do município de Barra do Ribeiro.

O município teve origem na charqueada de Antônio Alves Guimarães, instalada na sesmaria que lhe fora concedida por Dom Luís de Vasconcelos e Souza, em 1780. Sua denominação de Charqueada foi substituída pela de Barra, mais tarde para Barra do Ribeiro, devido sua localização geográfica no encontro do Arroio Ribeiro com o Rio Guaíba.

barra-do-ribeiro-praia-rio-guaiba

Fonte: Prefeitura de Barra do Ribeiro

Website da prefeitura: http://www.barradoribeiro.rs.gov.br/

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!