Delta do Jacuí

delta-do-jacui

Delta do Jacuí é um conjunto hidrográfico de dezesseis ilhas, canais, pântanos e charcos do Rio Grande do Sul, Brasil, que se formam a partir do encontro dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí, cujas águas formam o lago Guaíba e seguem para a Laguna dos Patos e, por sequência, para o Oceano Atlântico.

Politicamente, o delta se localiza nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Triunfo, Charqueadas e Eldorado do Sul, totalizando uma área de 17.245 hectares.

O delta foi protegido através da criação de duas unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual Delta do Jacuí e a Área de Proteção Ambiental Delta do Jacuí.

O Parque Estadual Delta do Jacuí foi criado através do decreto n.º 24.385, de 14 de janeiro de 1976. Como o parque não foi enquadrado nas categorias de unidade de conservação previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído em 2000, houve a necessidade de criar legislação que o regulamentasse. Assim, o decreto estadual n.° 43.367, de 28 de setembro de 2004, veio corrigir a situação.

 

As ilhas que o Parque Estadual Delta do Jacuí compreende são: Ilha das Balseiras, Ilha Cabeçuda, Ilha do Chico Inglês, Ilha do Cipriano, Ilha do Corumbé, Ilha da Figueira, Ilha das Flores, Ilha da Formiga, Ilha do Furado, Ilha das Garças, Ilha Grande do Domingos José Lopes, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilhas do Humaitá, Ilha do Lage, Ilha Leopoldina, Ilha do Lírio do Cravo, Ilha Mauá, Ilha Nova, Ilha do Oliveira, Ilha do Pavão, Ilha da Pintada, Ilha Pinto Flores, Ilha da Pólvora, Ilha das Pombas, Ilha Ponta Rasa, Ilha do Serafim, Ilha dos Siqueiras e Ilha da Virgínia.

Fonte: Wikipedia

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!