Marco Fronteiriço número um que foi inaugurado em 09 de maio de 1915, motivo do encontro na época do Presidente da Província Dr. Borges de Medeiros e do Presidente do Uruguai, para a sua inauguração, momento da frase que identifica Aceguá pronunciada pelo Dr. Borges de Medeiros: "Em Aceguá, tudo nos une e nada nos separa".
Os países limítrofes da América do Sul sempre aplicaram regimes específicos para suas áreas de fronteira, qualificando-as como faixa de segurança.
No Brasil a fronteira foi concebida como área de segurança nacional para ser protegida, o marco jurídico institucional que define e regulamenta a ocupação e o desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Brasil são: Lei n. 6.634/79 e o Decreto n. 85.064/80, para uma área de até 150 Km da linha do limite internacional de acordo com o Ministério da Integração Nacional.
Ao visitar a cidade de Aceguá, no Rio Grande do Sul, não deixe de conhecer os marcos históricos de fronteira e conhecer mais sobre como se formou o Brasil, tornando Aceguá uma cidade importante do Rio Grande do Sul e do país.
Aceguá é uma cidade que é dividida no meio, entre o Brasil e Uruguai, possibilitando que seus visitantes possam visitar e atravessar para o Uruguai por dentro da própria cidade.
Fonte de conteudo: Blogspot