Pioneira na cidade de Cambará do Sul, a Cânion Turismo Viagens e Aventuras foi estabelecida em 1998 para operar o turismo receptivo na região dos Aparados da Serra, uma das mais belas do estado do Rio Grande do Sul.
Com o objetivo principal voltado para o ecoturismo e turismo de aventura, promovemos a integração dos visitantes com o meio ambiente e a cultura local.
Realizamos roteiros seguros e elaborados com a experiência de anos de trabalho na região e os condutores de turismo de aventura são devidamente preparados e habilitados para acompanhar a todos em seus passeios e aventuras, além de oferecer uma vivência diferenciada.
Fomos a primeira empresa no Brasil certificada pela ABNT na NBR 15.331 – Sistema de Gestão de Segurança sem nenhuma não conformidade em dois produtos: Caminhada no Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional de Aparados da Serra e Caminhada no Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral.
Você é nosso convidado especial para conhecer e desfrutar do que existe de melhor em Cambará do Sul. Esteja você, visitando pela primeira vez ou que já está voltando, pois muitos são os atrativos turísticos, atendendo às expectativas de quem pretende visitar a “Terra dos Cânions – Terra de Aventura”, o limite vertical do Rio Grande do Sul.
O que visitar?
Cânion Itaimbezinho
É o mais famoso cânion da região, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, a 18km de Cambará do Sul, com 5,8km de extensão, profundidade máxima de 720m e uma largura de 600m.
Entre suas quedas d’água, estão a Véu de Noiva e a das Andorinhas, que dão um encanto especial ao cânion.
Suas paredes íngremes tem uma forma intrigante, dando a impressão que foram cortados a faca, dando origem ao seu nome, Cânion Itaimbezinho, em tupi guarani de “ita” que é pedra e “aimbé” que é cortante, afiada.
Os paredões verticais adquirem uma tonalidade cinzento-amarelada, assim coloridos pelos liquens que o revestem e que, em alguns pontos deixam sobressair manchas escuras, mostrando a rocha nua.
Cânion Fortaleza
É o maior cânion do Parque Nacional da Serra Geral, a 23km de Cambará do Sul.
Com 7,5 km de extensão, o Cânion Fortaleza atinge uma largura máxima de 2000m e uma altitude de 1.240m acima do nível do mar.
Seu nome se refere ao formato dos rochedos, que lembram as muralhas de um forte gigante, onde a vegetação verde-escura agarrada às rochas é também constituída de folhas de gunnera manicata (urtigão), que chegam a medir 1,5m de diâmetro.
O Arroio Segredo forma a Cachoeira do Tigre Preto, de indescritível beleza, com aproximadamente 300m de altura, resultando num visual deslumbrante em meio aos tons de verde e branco das paredes do cânion.
Outro ponto que merece destaque no cânion é a Pedra do Segredo, um bloco de rocha com 5m de altura, disposta em total equilíbrio em uma pequena base na sua parede sul, bem próximo ao seu vértice.
Cânion Malacara
Outro cânion do Parque Nacional da Serra Geral, o Cânion Malacara com 3,5km de extensão e com largura máxima de 1000m e profundidade de 780m compõe um ambiente que reúne campos de altitude recortados por pequenos arroios de águas rasas e límpidas que correm em todas as direções possíveis.
Guarda consigo ecos de tempos distantes deixados pelos tropeiros que, conduziam gado, porcos e mulas carregadas de produtos serranos, descendo as encostas da serra para negociar e retornando com novos produtos e histórias.
Seu nome originou-se de uma pedra em uma das paredes que lembra o formato de um cavalo malacara, que independente da raça, possui uma listra branca na parte frontal de sua cabeça.
Cânion Churriado
Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, o Cânion Churriado é um dos mais selvagens da região com uma beleza ímpar.
Ganhou esse nome devido aos musgos em suas paredes que lembram o “churrio”, termo que significa uma espécie de diarréia que acontece em bezerros recém-nascidos.
Suas paredes impressionam pelo contraste entre a agressividade da queda livre dos ângulos de 90º graus e a suavidade de suas encostas e fendas preenchidas pela vegetação rupestre que vez ou outra deixa transparecer seus liquens brancos e bromélias de vários tamanhos e cores.
Possui 3,5km de extensão, 700m de profundidade e largura máxima de 1500m.
Cânion Josafaz
É o maior cânion da região dos Aparados da Serra, com aproximadamente 16km de extensão e está além dos limites dos dois Parques Nacionais dos Aparados, pertencendo ao município de São Francisco de Paula.
O Cânion Josafaz ainda pouco explorado, inóspito, mas de extrema beleza e grandiosidade, com uma vasta mata atlântica em seu interior, proporcionando caminhadas e caminhadas de longo curso com acampamento.
Cachoeira dos Venâncios
Localizada a 23km da cidade, na Fazenda da Cachoeira, a Cachoeira dos Venâncios é uma das mais belas de Cambará do Sul.
Possui quatro quedas d’água, proporcionando um momento único de relaxamento debaixo de suas quedas d’água refrescantes e massageadoras.
Formada pelo Rio Camisas, é ótima para um belo banho em suas águas cristalinas após percorrer a trilha que proporciona um visual lindíssimo dos campos de cima da serra.
Lajeado da Margarida
Distante a 12km de Cambará, este local é um verdadeiro recanto para descansar e “encher os olhos” com tanta beleza.
O Lajeado da Margarida é formado pelo Rio Camisas e tem aproximadamente 50m de extensão, com pequenas quedas d’água e piscinas naturais que são um convite para um delicioso banho.
As águas azuladas do Lajeado contrastam com os campos de altitude em tons verdejantes e árvores nativas que margeiam o seu curso, o que resulta em um belo local para um delicioso piquenique.
Passo da Ilha
Este belíssimo local está localizado a 41Km de Cambará do Sul, na divisa com a cidade de São Francisco da Paula e é formado pelo Rio Tainhas.
O Passo da Ilha possui um imenso lajeado que abriga uma pequena ilha em seu interior onde é possível se atravessar o rio de carro.
São encantos os campos abertos repletos de flores aromáticas e mata nativa, além dos deliciosos banhos de rio e nas cachoeiras que proporcionam uma hidromassagem natural.
Não possui nenhum grau de dificuldade visto que o local apresenta uma boa infra-estrutura para camping que vai desde energia elétrica até mini-mercado que funciona na temporada de verão.
Cachoeira do Tio França
Disposta entre uma bela mata de araucária e campos nativos, está a Cachoeira do Tio França, localizada a 3km do centro, sendo o atrativo mais próximo da cidade.
Possui uma queda de aproximadamente 15m e um profundo poço natural onde é possível em dias quentes tomar um refrescante banho com uma ótima hidromassagem natural.
O cenário formado pela cachoeira, a piscina natural, a vegetação e as rochas, é digno de contemplação.
Apiário Cambará
Localizado a 5km da cidade, o Apiário Cambará possui aproximadamente cem colméias, em meio à uma grande mata de árvores nativas com muitas árvores melíferas, onde é possível, com as informações do Sr. Irineu Castilhos, um dos mais antigos apicultores da região, conhecer e aprender sobre a produção do mel puro e nativo, que concede à Cambará do Sul o slogan de “Capital do Mel”.
A Agência e Operadora Cânion Turismo oferece tambem uma variedade de roteiros, fazendo atendimento a escolas e empresas e grupos variados.
Você pode visualizar uma grande variedade de opções e sugestões, conhecer toda a equipe e fazer reservas atraves do website:
http://www.canionturismo.com.br
Cânion Turismo Viagens e Aventuras
Av. Getúlio Vargas, 1098, sala 01, Centro
95480-000 – Cambará do Sul – RS
Email: atendimento@canionturismo.com.br
Fones: (54)3251-1027 / 8117-1017 / 9984-5766 / 8424-1027
Skype: canionturismo