Apresentação cultural conta a história de Torres

O Centro Municipal de Cultura de Torres será palco, às 9h30 da próxima quarta-feira, 30 de julho, da apresentação do roteiro turístico, histórico e cultural de Torres “Voo da Urucuera”. Promovido pela Aguatá Turismo Receptivo em parceria com o Sesc e com a Secretaria da Cultura e do Esporte, o evento conta a passagem de cinco personagens pela cidade, suas contribuições históricas, culturais, políticas e algumas curiosidades.

o voo da urucuera

Em guarani, Urucuera significa coruja, por isto a apresentação é dividida em cinco pousos. No primeiro, a Fada da Guarita conta as três lendas da Guarita: a lenda do tesouro escondido pelos piratas, a lenda do Gnomo Homúnculo e a lenda da Sereia e a pedra preciosa escondida na Furna do Diamante. O segundo pouso descreve a passagem do General sueco Jacob Funk (1777) pelo município e a construção do Forte São Diogo das Torres. Já o terceiro pouso ocorre em 1920, quando o Coronel Pacheco passou pela Intendência Municipal de São Domingos das Torres, bem como a sua contribuição política e cultural. No quarto pouso, é apresentado o primeiro empreendedor turístico da cidade, José Antônio Picoral (1914) e a construção do primeiro hotel e seu legado para a cidade. O quinto e último pouso apresenta a personagem Titita Ramos (1930), neta do Maestro Antônio João Ramos, contando a história do fundador da primeira banda musical de Torres e suas contribuições culturais.

O Centro Municipal de Cultura tem capacidade para 130 pessoas. As escolas e os grupos grandes de pessoas devem fazer o agendamento na Secretaria da Cultura e do Esporte com a Diretoria de Cultura ou através do telefone 3664 1411 ramais 741 e 742.

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!