Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre RS

O Aeroporto Internacional Salgado Filho (IATA: POA, ICAO: SBPA) é o aeroporto da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Possui uma área de aproximadamente 3 600 000 metros quadrados e está situado no bairro Anchieta, zona norte da cidade. É o principal aeroporto da região Sul do Brasil, com o maior número de aeronaves e passageiros (72.614 aeronaves de janeiro até outubro de 2012 e 7.834.312 de passageiros em 2011), a frente do Aeroporto Internacional de Curitiba (72.221 aeronaves de janeiro a outubro de 2012 e 6.969.484 passageiros em 2011).

aeroporto-salgado-filho-portoalegre

O Aeroporto Salgado Filho é o terceiro aeroporto brasileiro em número de passageiros internacionais transportados, ficando atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro .

Atualmente o Aeroporto Internacional Salgado Filho possui dois terminais para embarque de passageiros (TPS) e um terminal de cargas (TECA). O terminal 2 (TPS2 - o mais antigo) esteve por muito tempo desativado, e foi reformado para voltar a operar, apesar de não ter capacidade de atender direito os passageiros, pois não possui os mesmo serviços. Além disso o aeroporto fecha da 00:00h às 06:00 e suas lojas e atendimento ao consumir fecha a partir das 22h. Sendo impossível conseguir informações após esse horário. Possui capacidade de um milhão e meio de passageiros por ano. O terminal foi reaberto em dezembro de 2010, apenas para voos domésticos e de forma provisória. Já o terminal 1 (TPS1) conta com praça de alimentação e algumas lojas.

Coordenadas: 29° 59' 06" S / 51° 10' 03" W

O aeroporto é de grande importância para a Gol Linhas Aéreas, que mantém em Porto Alegre seu centro de operações (hub) para vôos para o Cone Sul, fazendo assim com que o aeroporto receba pessoas de várias partes do país em direção a Buenos Aires, e Montevidéu.

Foi o primeiro aeroporto administrado pela Infraero a ter o moderno sistema integrado de check-in. O Aeroporto dispõe do sistemas ILS CAT-II (conduz a aeronave até uma altura mínima de 30 metros sobre a cabeceira da pista requerendo uma visibilidade mínima de 400 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação do pouso). Em 2010, ficou em terceiro lugar no Prêmio Avião Revue 2010, na categoria Melhor Aeroporto do Brasil.

Fonte: Wikipedia

 

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!