Horto Florestal do Litoral Norte - Trilha guiada - Tramandaí RS

No Horto Florestal do Litoral Norte, a visitação é educativa. Nele é possível realizar uma trilha interpretativa de dificuldade leve. O tempo de percurso da trilha é de 50 minutos e sua extensão é de 1.100 metros. A trilha guiada é gratuita, sendo necessário o prévio agendamento pelo telefone 51.36843154.

HD_trilha horto foto

Veja abaixo o mapa da trilha:

trilha horto red

Veja um mapa personalziado de como obter acesso ao Horto

acesso horto red

 

O Horto Florestal do Litoral Norte é uma área protegida destinada à conservação dos ecossistemas existentes na região, ao estudo e multiplicação de plantas nativas, à pesquisa e à educação ambiental. Criado em 26 de abril de 1993. A área total é de 45 ha.

hortramanda1

A flora apresenta diversas plantas nativas, somando cerca de 260 espécies.Também são encontradas espécies exóticas, plantadas há muitos anos para o comércio de plantas ornamentais e para a fixação de dunas, como o eucalipto, o pinus e a casuarina. Essas espécies estão sendo retiradas gradativamente, dando lugar a árvores nativas em um projeto de reflorestamento da área.

Na fauna destacam-se a lagartixa-da-praia e o tuco-tuco- branco, espécies ameaçadas de extinção. Também são encontrados lagartos, tartarugas e preás. Um pequeno banhado ainda guarda algumas características originais, servindo de abrigo para muitas espécies, entre elas o ratão-do-banhado, a lontra, a garça-branca-pequena, a jaçanã e a saracura.

 

PRODUÇÃO DE MUDAS

hortramanda2
Um centro de produção desenvolve estudos e o plantio de mudas e sementes de espécies nativas florestais, medicinais, frutíferas e ornamentais. As mudas são comercializadas e doadas para plantios em escolas e para campanhas ecológicas.
A compra de mudas deve ser feita em horário bancário, mediante pagamento do valor total com guia no Banrisul.

 

 TRILHA INTERPRETATIVA

hortramanda3

Diversas atividades de educação ambiental são realizadas e o destaque é a Trilha do Horto, com cerca de 1.100 metros de extensão, percurso aproximado de 50 minutos e grau de dificuldade leve.

A trilha guiada é gratuita e precisa de agendamento pelo telefone (51) 3684.3154.

Município: Tramandaí (Av. Fernandes Bastos, 3145)

Visitação: : Durante o veraneio, o Horto abre de terças-feiras a sábados, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Na baixa temporada, o funcionamento é de segundas a sextas-feiras, nos mesmos horários. O acesso ao local é gratuito.

Informações: 51. 3684.3154 - http://www.sema.rs.gov.br/sema/html/bioconh11.htm

Fonte: Horto Preservado

Comentários

comments

Comentários Google+

Olá!!

Receba todas as vantagens, descontos, dicas, e novidades sobre
Turismo no Rio Grande do Sul!